logo  
 

 

Estudos Elétricos


A elaboração de estudos elétricos associados ao planejamento de novos empreendimentos, avaliação de condições operacionais e eficientização energética fazem parte do acervo de estudos realizados pela empresa.

A viabilização de projetos, estruturação e coordenação de incorporação de empreendimentos de geração e avaliação das condições gerais de atendimento a consumidores demandam a síntese e a análise do sistema de transmissão associado, demandando sua representação e avaliação em diferentes tempos. Avaliações das características técnicas para a interconexão à rede sugerem estudos de fluxo de potencia, estabilidade transitória e níveis de perdas.
Para dimensionamento elétrico são necessárias, adicionalmente, a simulação de transitórios eletromagnéticos e a coordenação de proteção. A Vibhava dispõe dos modelos de simulação e banco de dados dos sistemas elétricos brasileiros, permitido a rápida interação e simulações necessárias, com base em configurações mais atualizadas e equivalentes de redes adequados.

Estudos Energéticos

Novos empreendimentos de geração estão condicionados a uma série de avaliações energéticas para seu correto dimensionamento. Seja na operação isolada ou interligada ao sistema elétrico, as condições de longo termo da operação energética, o planejamento operativo e condições críticas são cercadas de diversos estudos energéticos na definição dos parâmetros-chave dos equipamentos, seu impacto no sistema associado e vice-versa.
Avaliações de dimensionamento energético, como simulações para seleção de potência, balanço energético, etc. são realizados mediante a utilização dos modelos computacionais adequados e aceitos pelo setor elétrico.


Eficiência Energética

Avaliações e balanços energéticos visando a otimização e eficientização energética se realizam em projetos onde o impacto dos equipamentos de maior consumo ou geração local possam influenciar no perfil de carga/geração significativamente.

Estudos associados ao consumo final, como avaliação de enquadramento tarifário e correção de fator de potência são exemplos de pequenos investimentos de eficientização de rápido retorno.